sábado, 4 de maio de 2013



GUARDA FLORESTAL MIRIM

P) Como surgiu a Guarda Florestal Mirim?
R) Na verdade ela surgiu primeiro da ideia do IBDF e da Polícia Florestal, no IBDF meu pai (Darci Dias) foi um dos incentivadores na Polícia Florestal teve o Gusmão e o Maurílio e outros que não lembro o nome.
Aí eu comecei a divulgar, chamava meus colegas para sermos Guardas da natureza e aí eles gostavam, as primeiras pessoas que chamei foram meus vizinhos e amigos até hoje:
Ney, Djalma, Tarcísio, Edilson...   Meus primos: Arlei, Adér, Clécio...  Bom por aí vai.
resumindo fiz 450 Guardas Mirins entre os bairros: Betânia, Salgado Filho, Santa Mônica,
Minha idéia era fazer passeios nos parques municipais de Belo horizonte, contagem e outras regiões próximas e mostrar a importância da preservação.
Num destes passeios dei uma entrevista para o jornal Estado de Minas, segue publicação da época.
Infelizmente,  talvez por falta de educação de alguns ou imaturidade minha tivemos muitos problemas: Meninos que saiam da turma ao invés de ouvirem as palestras sumiram e foram nadar, outros que saiam mata adentro e só depois de muito custo para achá-los aí não teve jeito acabei com a guarda, mas quem foi um guarda mirim até hoje me cumprimenta e fala do assunto.
Fiz mais algumas tentativas, mas vi que minha luta era solitária (tive sempre o apoio da minha família, SÓ).

P) Nunca pensou em voltar com a Guarda?
R) Muitas vezes, mas é um trabalho de equipe. Não pode mais ser feito como eu fazia, só com o coração. Tem que ter autorização dos pais, ir com professores, uma equipe policial junto, tudo isso que eu nunca preocupei antes.

P) Você alguma vez ganhou algum dinheiro ou benefício com a Guarda?
R) Nunca. Até hoje tudo que faço para o meio ambiente é de graça, eu acho que não é favor meu é obrigação minha e de todos. Quantas pessoas já pensaram em molhar aquela planta em frente a sua casa que a prefeitura plantou?

P) O que foi a ADEMAMG?
R) Associação de defesa do Meio Ambiente de Minas Gerais. Criei a ADEMANG só no papel porque nunca registrei. Uma vez procurei eu e meu pai para registrarmos a associação, mas era tanta burocracia que desistimos. Na prática funcionou eu e uns "membros" apagamos três focos de incêndio onde hoje é o parque  Jacques Cousteau  (no bairro Betânia). Também fizemos uma campanha:  troquem seus bodoques por cadernos e conseguimos muitos bodoques, pelo menos por um tempo, os meninos deixaram de matar passarinhos...
Fizemos também uma campanha para que cada pessoa na rua Meca (bairro Betânia) fizesse um jardim em frente de casa, o resultado foi que tirando minha casa e a dos meus vizinhos de frente ninguém plantou nada.

P) Já teve vontade de desistir de tudo?
R) Inúmeras vezes. É engraçado, um dia eu e meu primo fizemos o plantio de 200 mudas de árvores nos arredores do seu prédio, foram dois dias de trabalho e algumas pessoas nos ajudaram. Acontece que as mudas ficavam no caminho dos meninos e meninas que saíam de uma escola estadual...  Não deu outra com dois dias tudo que fizemos estava perdido.  Sempre procurei ter um jardim em frente de casa e tenho o privilégio de ter um sítio em Juatuba, bom sempre que limpo os canteiros no dia seguinte jogam lixo: latas, pets, pedras, fraudas etc. Não é que um dia um vizinho não satisfeito com o canteiro pôs fogo e acabou com o jardim! O mesmo aconteceu no bairro Betânia onde as "crianças" atearam fogo no meu jardim. Quem não desisti?

P) Parece brincadeira.
R) Mas infelizmente não é.

Um comentário:

  1. Nesta semana estive com dois ex guardas mirins, foi muito bom conversarmos, o Marcos agora e dentista e o João ta trabalhando na prefeitura no departamento de parques e jardins, isso é muito legal!!!

    ResponderExcluir